Ajuste de Matrícula

Etapa que tem por objetivo a matrícula em disciplinas, independentemente da existência de vaga, para atendimento a situações especiais e excepcionais.

• Aluno não matriculado por falta de vaga no processamento coletivo de matrícula.
  • Aluno provável formando que ainda necessite cursar disciplinas para integralização curricular.
  • Aluno sob condição imposta em processo de desligamento que ainda não atingiu o limite de créditos exigidos.
  • Aluno que se encontra em outra(s) situação(ções) de excepcionalidade, a critério do coordenador de graduação.

• O aluno não matriculado por falta de vaga no processamento coletivo de matrícula deverá registrar a solicitação na “Relação de Alunos Não-atendidos por Falta de Vagas”, no departamento que oferece a disciplina.
  • Ao aluno admitido no período, poderá ser dispensada a exigência de pré-requisito para cursar disciplinas, apenas no seu primeiro semestre letivo de estudos, desde que comprovada, preliminarmente, a realização do pré-requisito em outra IES, a critério do coordenador de Graduação.
  • Será permitido ao provável formando do período matricular-se em apenas uma disciplina que exceda o limite máximo de créditos do curso.
  • O aluno poderá matricular-se em disciplinas não-constantes no currículo do curso, até o máximo de 36 créditos, independentemente do total de créditos estabelecidos no módulo livre.
  • Caberá ao coordenador de graduação autorizar desbloqueio de matrícula e matrícula com excesso de créditos, para formandos, obedecida a especificidade de cada caso.

DISCIPLINAS QUE AINDA POSSUEM VAGAS:

• O estudante efetua a sua matrícula DIRETAMENTE via internet, no matrícula-web(Matrícula Vincula).
  • O estudante poderá RETIRAR disciplinas DIRETAMENTE via internet, no matrícula-web, durante a fase de ajuste.

Coordenação de graduação.

• Informar ao coordenador de graduação a situação de excepcionalidade.
  • Informar ao coordenador de graduação o código, a turma e o nome da disciplina em que pretenda matrícula vinculada.

Coordenador de graduação.

• Obediência, na etapa de reajuste, à “Relação de Alunos Não-atendidos por Falta de Vagas”, que estará ordenada por modalidade da disciplina e percentual de créditos que faltam para a conclusão do curso, no que se refere aos alunos não matriculados por falta de vaga.
  • Observância das condições de matrícula: pré-requisito, co-requisito, choque de horário, limite de créditos.
  • Concordância com a situação de excepcionalidade do aluno.
  • Autorização do coordenador de graduação responsável pela oferta da disciplina/turma.

A efetivação de matrícula na disciplina/turma autorizada é operacionalizada no Sistema de Informações Acadêmicas de Graduação (SIGRA).

O resultado dos pedidos de matrícula vinculada é divulgado pelo coordenador de graduação.
É de responsabilidade do estudante verificar em quais disciplinas está matriculado, após o término do período de ajuste.