9.png

Mudança de período de acompanhamento curricular

1. Definição
Concessão ao aluno para cumprir currículo diferente do vigente à época de seu ingresso na Universidade de Brasília.

2. Aplicação
Aluno regular.

3. Pontos Fundamentais

  • A Secretaria de Administração Acadêmica – SAA fará publicar, semestralmente, o edital “Normas para Alteração de Opção”.
  • Para que a mudança seja efetivada, o currículo pretendido pelo aluno deverá estar plenamente em vigor.
  • O aluno deverá ter registrado, em histórico escolar, pelo menos 70% dos créditos do currículo pretendido, caso este seja anterior ao vigente à época de seu ingresso na Universidade.
  • Se o currículo pretendido pelo aluno for mais recente do que o vigente à época de seu ingresso na Universidade, não será exigida a condição do registro de 70% dos créditos.
  • Se o currículo pretendido pelo aluno for anterior ao vigente à época de seu ingresso na Universidade, o prazo máximo para solicitação/autorização será de quatro períodos, contado a partir da aprovação do currículo a que o aluno estiver vinculado.
  • A autorização para mudança de currículo, em qualquer hipótese, será concedida apenas uma vez e implicará o cumprimento das adaptações curriculares necessárias.
  • O aluno que, por qualquer motivo, permanecer afastado da Universidade por mais de cinco períodos, contados a partir da aprovação do novo currículo, poderá ser automaticamente transferido do currículo anterior para o novo, independentemente de solicitação, a critério do Colegiado do Curso de Graduação.
  • Em caso de reintegração do aluno registrado em período de acompanhamento curricular antigo, a Câmara de Ensino de Graduação poderá, após análise do histórico escolar do discente reintegrado, condicionar a reintegração à mudança de acompanhamento curricular.

4. Solicitação

4.1 Local
Posto avançado da SAA.

4.2 Período
Estabelecido no “Calendário Universitário”.

4.3 Procedimentos

5. Análise

5.1 Responsável
Coordenador de graduação.

5.2 Critérios
Estabelecidos em edital.

6. Resultado

6.1 Registro
Os dados de opção serão atualizados pelo Sistema de Informações Acadêmicas de Graduação (SIGRA), a partir da modificação autorizada.

6.2 Ciência do aluno
No posto avançado da SAA ou por via postal.

7. Legislação Básica

  • Resolução CEPE nº 138/2010, de 03/08/2010.